quinta-feira, 1 de abril de 2010

Lageano macho grudado na Serpente

Juca estava trabalhando lá perto do Tanque quando resolveu sentar pra lagartear um pouco. De repente, deu um salto ao ouvir gritos. “Corram que a serpente tá viva, é o fim dos tempos, fujam!”.
O susto foi tamanho que o boné do Juca foi parar dentro do tanque, boiando. Antes que pudesse pensar, ele foi praticamente atropelado por uma multidão de gente, crianças chorando, mulheres gritando, homens apavorados. Quando finalmente alguém lhe deu atenção, veio a explicação pra todo aquele pavor:

- A serpente, home du céu, tá viva. Viram ela nadando ali na berinha. Óia, a bicha é tão baguá que tá fazendo até onda. Treche home, treche!

- Mas credo! Por acaso tenho cara de piá de bosta pra fugir de uma cobrinha d’água?
Juca sempre foi o típico lageano macho, então era óbvio que não ia deixar uma besteira dessa fazer ele ficar sem seu boné novinho sujando todo naquela água catinguenta.

Pegou um pedaço de galho e foi pra beira do Tanque. Enquanto isso pensava: “É só lavá mesmo, é cada um que me aparece. Quedêlhe a cobra? Tem cobra nenhuma aqui. Que onda o que, isso aí é coisa do vento sul, piriga chover diáqui um pouco.”
Lá pelas tantas, esgualepado já, e nada de conseguir pegar o boné, ele exclama: - Uh serpente do dianho, me pule!
E não é que ela pulou? Deu um salto, olhou bem pra cara do Juca, que arregalou o zóio, encarangou as pernas, tremeu na base, sartou de lado e falou:

- Mas porquiera mesmo que tá de cara feia, tá cum fome? E se largou a correr. Correu tanto que foi de suar mais que tampa de marmita.

Enquanto corria dava aquela negaciada pra trás, e a cobra vinha tinindo bem pertinho, chamando por ele: 

- Juca! Juca!

Foi aí que sentiu uma fraqueza nas pernas, uma canseira nos ombros.

- Juca, oh Juca véio! Que que deu que tá se batendo mais que bolacha em boca de véio? Senta aí nesse sol, dorme e fica variando das ideia. Acorda home du céu. Semo funcionário público, mas também não podemo exagerar, né!





Este conto faz parte de matéria alusiva ao Dia da Mentira, publicada na edição 834 do Jornal O Momento. A Lenda da Serpente do Tanque é uma das mais conhecidas de Lages e região.

Um comentário:

Lis disse...

Ciça,

Montão de tempo ausente eu, né? Teu blog mudou e tá muito bom.

Adorei a história do Juca.

Boa Pascoa, querida.

Beijinho