sábado, 24 de abril de 2010

Quando a gente ama, simplesmente ama

E quanto ouvia essa música na voz de Oswaldo Montenegro, não pude deixar de refletir.
O amor é mesmo inexplicável.
Enquanto adolescente, eu fazia questão de falar que jamais homem nenhum me machucaria. Dizia que mandaria no meu coração, na minha sorte. Mal sabia eu, que não há como controlar o amor. De lá pra cá já me apaixonei algumas vezes. Já chorei, senti toda a dor de um coração partido. E em todas elas achei que não haveria mais espaço em mim pra um novo amor.
Engraçado é sempre pensar a mesma coisa, mesmo tendo todas as provas de que o coração sempre pode se recuperar e começar tudo outra vez. Claro que depois vem a dúvida, será que amei ou apenas estava apaixonada, já que uma das grandes dúvidas do mundo consiste em teorizar paixão e amor. A verdade é que não é fácil definir, principalmente quando se está sentindo. Enquanto não estamos “amando” é mais fácil. Se me pedissem pra palpitar, eu diria que a paixão é a explosão, o máximo de emoção, o máximo de tesão, é a loucura do amor... ....e o amor, esse é o que conquistamos com o tempo, com a convivência. É olhar pra alguém e saber que esse alguém será inesquecível.
É mesmo complicado definir. Os sentimentos são parecidos. Mas só o amor é constante. Nem explosivo, nem passível de esquecimento. Fica ali, dia após dia. E podem passar-se anos, quando tocamos a pessoa do amor, sabemos que a amamos, e não é preciso repetir. É uma certeza feliz, mesmo que triste por acasos da vida ou por escolhas em algum tempo. É uma certeza eterna, mesmo ínfima, mesmo que ninguém mais saiba. Só quem sente sabe.
Eu amo. Amo muito. E por mais que tenha frustrado meus planos adolescentes, não me arrependo. Eu vivo com intensidade cada detalhe do amor. E vivendo assim, descubro a cada dia algo mais incrível nesse sentimento. O amor é capaz de coisas tão inexplicáveis quanto a concretização da sua própria teoria. O meu amor é assim. Constante, único, vivo. Só eu sei como ele é. E todos os dias eu o percebo.
Ele está nos olhares perdidos, nas escritas do tempo, nos detalhes que nem se nota... eu sei quando ele sofre, eu sei quando ele se preocupa, eu sei quando ele me quer. E só eu sei. Isso é amor. O que faz duas pessoas se conhecerem tanto ao ponto de não precisarem de palavras...

Nenhum comentário: