segunda-feira, 18 de maio de 2009

Conclusões de uma confusa

Porque estamos sempre procurando o impossível? Talvez nem tão impossível, mas longe do nosso alcance, difícil de conseguir, ter, e até mesmo sentir? Passamos tanto tempo nos ocupando com coisas descartáveis, acabamos esquecendo do que e de quem temos. Passamos horas imaginando o que gostaríamos de ter, imaginando alguém ideal. Um namorado, marido ideal. Um amigo ideal. Um colega de trabalho ideal. Mas o que é ideal? Por que é ideal? Mal sabemos o que queremos de verdade, nos confundimos com besteiras. Esquecemos do que realmente importa. Acordamos todas as manhãs e vivemos. É isso. É assim pra todos. Vamos ao trabalho. Vemos pessoas. Nós vivemos assim, dia após dia, mas acabamos sempre esperando por algo, por alguém. E mesmo que o que esperamos aconteça, não podemos esquecer que hoje, acontece só hoje. Acordar é bom. Viver é bom. Temos e precisamos viver de verdade. É difícil se dar conta. É difícil perceber que a vida passa. Ela realmente passa. O tempo passa. As pessoas vão. Os momentos vão. Mas outros virão. O tempo não para. Só vai parar quando morrermos. Mas de que adianta viver pensando no futuro sem pensar no presente. Isso talvez já seja um pouco de morte.

Intensamente. É assim que precisamos viver. Cada minuto é único. Cada pessoa é única. Cada vida é única. Sim, somos humanos, imperfeitos. E isso não vai mudar nosso jeito de ser, de buscar aquilo que acreditamos que nos fará mais felizes, mais e mais e mais. Talvez o único problema nisso tudo seja realmente e sempre, esquecermos de quem somos hoje, do que vivemos hoje e do que temos hoje. Buscamos por mudanças, mas não mudamos. Nos acomodamos com o presente esperando por um futuro diferente, e na verdade, nada será diferente no futuro se não começarmos a mudar hoje. É difícil sim, tanto que mesmo sabendo disso, eu e muitas outras pessoas acordar amanhã e continuar agindo dessa maneira, esperando pelo futuro sem mudar o presente.

Mas eu quero mudar, sei que há muitos que querem. E assim seguimos, continuamos tentando. E isso não é impossível como tantas outras coisas que almejamos. Não é impossível mudar. Não é impossível conseguir. Podemos conseguir e mudar e ser aquilo que queremos ser. Não é impossível dizer que amamos. Nem impossível dizer que perdoamos. É preciso aprender com os erros. Ter coragem pra aceitar os defeitos dos outros, mas principalmente os nossos.

Na verdade, não existem fórmulas certas. Nada é tão certo quanto a realidade. Então vivamos a realidade. Sejamos corajosos e aceitemos defeitos. Assim como devemos aceitar as pessoas como elas são. Ser cobrado é ruim, cobrar os outros é ruim. Não é impossível acordar todos os dias, e viver cada dia. Não é impossível olhar pra frente sem esquecer do hoje. Não é impossível sermos quem devemos ser, sermos o que somos. Não é impossível ser feliz. Sejamos felizes. Sejamos corajosos!

3 comentários:

Darlan disse...

Muito bonito...
Mudou meu dia já ^^
Brigado!

Anônimo disse...

Nossa...vc escreve muito bem, muito lindo mesmo!!
Super Beijo...Gisele Maia

Lis disse...

É Ciça, talvez parar para pensar nisso já seja um bom começo, não é impossível mesmo, creio que de vez em quando, precisamos sair do automático.

Beijos, excelente reflexão!