segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ensinamentos de Sônia

Fui a uma palestra da incrível Sônia Bridi no final de semana. Eu estava evitando tocar nesse assunto outra vez, pois já falei tanto sobre isso que muitos já devem estar me considerando uma chata. Na verdade, falei muito. Mas escrever mesmo, é a primeira vez, com exceção de alguns caracteres no twitter. 
Ela contou muitas histórias, e eu ouvi tudo maravilhada. Os motivos são muitos. Mas devo ressaltar aqueles que mais me impressionaram. Sônia nasceu em uma família simples. Mas ela nasceu com um dom, um dom tão abençoado que a transformou, obviamente com toda a educação que recebeu, numa das maiores jornalistas que o Brasil tem. Ela com certeza é uma catarinense que orgulha a todos nós. Logo no início já foi possível perceber o quanto ela é sensível. Com um coração tão humilde quanto o tamanho de seu talento.
No final de sua explanação sobre suas andanças pelo mundo, especialmente a China, período sobre o qual escreveu um livro o qual nos presenteou no fim da palestra, ela abriu espaço para algumas perguntas. 
Foi então que se emocionou falando sobre o pai e a mãe, que com muito esforço puderam dar aos 8 filhos uma educação digna. Quem diria que a mulher que já rodou tantos quilômetros pelo planeta, seria assim, tão humana. A televisão nem sempre mostra tudo. Nesse caso, foi uma bela surpresa perceber que ela, assim como eu, você que está lendo isso, tem motivos para sorrir, para chorar, para crescer.
Em determinado momento, a questionaram sobre essa vida incrível de viagens, sobre como tornar possível. Afinal, quem de nós nunca pensou em viajar pelo mundo, conhecer culturas diferentes, pessoas diferentes?
Então, ela disse (talvez com outras palavras): "Para conseguir o sucesso no trabalho, é preciso ter sucesso na vida. É preciso ter tempo para ler. Para dar educação aos nossos filhos. Ninguém consegue ser feliz trabalhando, se não é feliz fora do trabalho". Sábia mulher! Sábia jornalista! Mesmo tendo viajado tanto, sua maior lição é objetiva, clara e tão fácil de ser feita. Assim como todas as suas reportagens, que nos enchem de encantamento do início ao fim. Seu amor pelo trabalho é tão grande, que fica fácil perceber o quanto o suporte familiar foi importante para que tudo isso acontecesse.
Quem dera todos nós tivéssemos tamanha grandeza de espírito, tamanha coragem para buscar acima de tudo a nossa felicidade no dia a dia, nos instantes com nossos pais, irmãos, filhos. Trocar o duvidoso pelo certo. Fazer cada dia valer a pena e não nos contentarmos com o pouco, já que podemos ter muito. A verdade é que todos nós podemos. Mesmo sendo imperfeitos. Nós podemos. 
Sônia, a menina do interior que sonhava em ser jornalista. Ela quis tanto, buscou tanto, que chegou lá. 
Quantas vezes nós valorizamos nossos sonhos, ou apenas nossos simples desejos? Quantas vezes fechamos os olhos para o medo e seguimos em frente?
Eu ainda tenho muito a percorrer...
E você?




PS.: Obrigada Sônia. Por dizer o óbvio que às vezes esquecemos. Por mostrar que nada é tão difícil quanto parece, e que ser feliz só depende de nós...

2 comentários:

Suzane Faita disse...

Realmente a palestra dela foi fantástica. Ela fala de coisas complexas de uma forma simples. E o óbvio, as coisas não dependem dos outros, mas de cada um de nós buscar nosso lugar ao sol.

Anônimo disse...

Gi Couto

É isso amiga...confessa que este texto teve inspiração na palestra dela e na nossa conversa!! huahuahua
Então..vamos treinar nossas asas..e rumo à vida!!!
bj