quarta-feira, 9 de maio de 2012

Não tem que ser assim


Outro dia me perguntaram por quê a vida tem que ser assim. Mas, assim como? Assim indefinida. Assim cruel. Assim louca. Assim, cheia de desafios. Realmente, não sei porquê a vida tem que ser assim. Mas eu acho que falta muita vida na vida das pessoas. É muito fácil notar isso. Se olharmos pro lado a chance de encontrar uma vida sem vida é bem grande. As pessoas apenas rotinam. Sim! Rotinam. Casa, trabalho, faculdade. Ou qualquer outra atividade diária. E estão tão preocupadas em cumprir suas tarefas, em pagar a conta de luz, entregar um relatório... É compreensível já que o mundo parece ser uma competição. Quem trabalha mais, quem estuda mais, quem ganha mais. É como se o que valesse fosse, apenas, vencer batalhas. Provavelmente é preciso ser assim mesmo, um vencedor de batalhas. Mas as batalhas erradas estão sendo disputadas. Cada vez mais as pessoas se preocupam em vencer a batalha da amizade, por exemplo. Relações afetivas e de confiança estão se tornando escassas. As pessoas estão deixando de confiar, de acreditar. Aproximam-se umas das outras por interesse. Desrespeitam os sentimentos que lhes são devotados. Rompem com a afinidade que podem ter. Esquecem que o outro também é humano. Julgam. Sacrificam. E seguem em frente como se nada houvesse acontecido. É como usar uma roupa e um dia enjoar dela.


Por que tem que ser assim?


Não tem que ser assim. Não é preciso descartar amizades, nem amores, nem saudades. Não é preciso escravizar seus anseios. Nem retardar seus desejos. Precisamos ter coragem pra viver. Viver no sentido mais amplo da palavra. Lutar pelo que se quer e deixar de ser dominado pelo medo. É preciso transformar o medo em combustível e se jogar na vida. Se jogue, arrisque, lute. 
Assim, falando, lendo, parece fácil. Realmente não é fácil. É difícil, e por isso exige muita vontade, muita dedicação, muito foco. A vida não tem que ser apenas prazos, datas, passado que assusta quando nos joga na cara que nada fizemos por nosso coração. A vida é coração. Ignorar que precisamos preenchê-lo é ignorar quem somos. Ignorar o próximo e suas humanidades, tão humanas quanto as nossas, é apenas uma maneira de fingir que os sentimentos não existem. É fugir da vida. 


Realmente, não precisa ser assim.


Quando deixamos alguém que amamos pra trás por medo de tocá-la, ou por nos acharmos incapazes, estamos nos condenando ao fracasso. Amor, amizade. Seja lá o que for. Quando é real, luta. Nos obriga a arriscar. Invade nossos sentidos e nos força a viver. Quem foge disso, pode estar fugindo de algo que lhe dará muitas alegrias.
Por isso, a resposta é: não tem que ser assim. As suas escolhas definem quem você é. Ninguém é vítima da vida. A sua vida é você quem faz. E por mais que os erros aconteçam, os acertos também acontecem. Só vai saber, quem viver.