sábado, 14 de abril de 2012

Escolhendo a vida


Tomar decisões não é fácil. Algumas, obviamente, precisam de pouco para acontecerem. Outras, infelizmente, precisam de muito. Muita coragem, muito foco, muita sensibilidade, muita força. Ser forte também não é fácil. E às vezes, precisamos tomar decisões e sermos fortes, tudo junto e misturado ao mesmo tempo. E acontece também de, no meio da maior força que você já teve, haver uma fraqueza rasgando cada parte do seu coração, como se ele fosse feita de papel. Mas não é. E ser forte, sendo fraco, é absurdamente doloroso. Não somos de aço. Mas somos de alma, de sentimentos tão comuns e singelos, tão frágeis que parece que estão sempre sendo absorvidos pelo medo, pelo desespero.
Toda tomada de decisão tem consequências, e talvez por isso seja tão difícil dar o primeiro passo, falar o primeiro "fui", ouvir o primeiro "não", sentir a primeira pontada de perda. De não ter o que se teve. De ver os sonhos sendo jogados em um tempo que não vai mais voltar. Não se quer olhar pra trás, mas mesmo assim se olha. E se olha muito. É impossível seguir sem olhar, sem sentir aquela vida que já não faz mais parte da sua vida. Mas fez. E foram momentos devastadoramente bons, ou então, seriam apenas esquecidos. E como esquecer o que foi bom? Como seguir se o que mais se quer é voltar, refazer tudo de um jeito em que não haja possibilidade de dar errado? Como saber se realmente não vai dar errado? Como saber qual é o jeito certo? Simplesmente não há como saber.
A vida não permite retornos. Apenas permite que sejamos capazes de perceber os erros e nos dá a chance de não repetí-los. De fazer melhor da próxima vez. E por mais que a chance de dar errado de novo seja grande, não se pode desistir. Afinal, a vida foi feita para ser vivida. Os erros estarão sempre presentes. Mas há também aqueles momentos pelos quais valeria a pena voltar no tempo, e é para ter a chance de revivê-los, de maneira ainda melhor, que devemos continuar. 
Decisões, desafios, desejos, dores. Saudades, amores... É tanta coisa na vida. É tudo que torna a vida, uma verdadeira vida. Viver não é para qualquer um. Viver é para aqueles que têm coragem de sentir. 

Nenhum comentário: